Causa da Alopecia - Queda da pelagem (Queda de pelos)

16:10 Edit This 0 Comments »
Causa da Alopecia - Queda da pelagem (Queda de pelos)

A pelagem reflete o bem-estar do organismo animal, e a sua qualidade depende de vários fatores, a análise para se descobrir a causa de alopecia (pelos facilmente destacáveis) deverá ser ampla e abordar toda a história e condições de vida do animal.

Abaixo seguem algumas considerações sobre as provavéis causas da queda de pelos:

Queda fisiológica:
A chamada queda fisiológica, é a queda normal, e é determinada pela rarefação da pelagem (ficando menos densa), e sem a ocorrência de perda de brilho, acontece normalmente pelo envelhecimento do próprio pêlo ou de seu folículo (raiz) ocasionando a sua queda, para que possa ser substituído por um novo. Ela ocorre em geral no verão e não é centralizada em um único local do corpo do animal, mas sim de forma generalizada, isto não quer dizer que o animal ficará sem pêlos, pois esse tipo de queda é rarefeita, e é percebida apenas com cuidadosa observação, a pelagem fica menos densa até que os novos pêlos crescam e tomem definitivamente o lugar dos que caíram.

Queda patológica (alopecia):
A queda chamada patológica (alopecia), que é a queda anormal de pelos, e pode ter várias origens, entre elas, doenças do próprio pêlo ou da pele do animal como micoses, sarnas, eczemas, etc, e devem ser tratadas com medicamentos prescritos pelos veterinários.
Ela pode ocorrer também de forma indireta, ocasionada por doenças nutricionais ou mesmo por infecções.
Primeiramente verifique a alimentação de seu animal, basicamente, deverá ser fornecida ração de boa qualidade, evitando-se outro tipo de alimento, como comida caseira humana ou laticínios. Prefira adquirir alimentos para cães em embalagens lacradas, ou no caso de ração a granel, procure estabelecimentos que possuam o controle e higiene na manipulação das rações, como é o caso do Simpaticão, garantindo a composição original da ração e suas propriedades.
A ingestão de produtos humanos como a carne bovina ou de aves, pode predispor à queda da pelagem, além do desenvolvimento de alergias alimentares.
Entre as doenças nutricionais a mais comum é a avitaminose A (Falta de vitamina A), que é responsável pela proteção dos  epitélios, ocasionando a perda de brilho e resistência, e por fim a queda. A insuficiência de determinados sais minerais ou a simples ausência de determinados aminoácidos, também podem ser responsável pela queda de pêlos, como também a febre em caso de infecções.

Observe bem a pelagem de seu cão:
Caso a queda de pêlos ocorra em pontos específicos, formando verdadeiras "clareiras" (sem pêlo), deve ser iniciado um tratamento imediato, pois em geral osso é originado por parasitas (fungos, sarnas ou outros), e que caso não seja tratada  imediatamente, há o risco de se alastrar, se propagando a outros animais, e até mesmo o próprio homem.

Existe também a Alopecia areata, cuja a orígem é nervosa, e que causa também queda localizada de pêlos.


Controle de parasitas:
O controle de parasitas é muito importante, carrapatos, pulgas e piolhos causam espoliação e prurido generalizado, ocasionando alopecias mais graves e distúrbios alérgicos.

Banhos:
O banho também tem que ser avaliado, o ideal é que sejam utilizados produtos hipoalergênicos, desenvolvidos para a pele do cão e a frequência não deve ser mais que uma vez por semana.

Produtos Quimicos:
Muito cuidado também com produtos químicos utilizados para limpeza do ambiente. Eles devem ser o mais neutros possíveis.

Como foi visto, os fatores que envolvem queda de pêlos são inúmeros, e devem ser avaliados criteriosamente pelo seu veterinário.
Blog do Simpaticão Pet Shop
Reprodução do conteúdo, integral ou parcial, está autorizada sem consulta prévia, desde
que sejam citados o link http://www.simpaticao.com/ e o nome "Simpaticão Pet Shop".
Qualquer dúvida entre em contato Fale Conosco

0 comentários:

Muito obrigado por participar de nosso blog

Obrigado pela leitura, não deixe de mandar o seu recado.

Sua opinião é muito importante para nós.

Visite também o nosso site www.simpaticao.com