Entenda melhor sobre rações

10:38 Edit This 0 Comments »


Alimentação


Vamos falar um pouco sobre a alimentação dos animais, que é um dos itens mais importantes para a saúde do nosso amiguinho, mas que nem sempre é bem compreendido.

Quando você vai comprar a ração para o seu animal, encontra no Pet Shop uma prateleira cheia de tipos diferentes de rações, várias marcas e tamanhos, e fica se perguntando.

Qual será a mais indicada para meu cão?.

Escolho pelo preço ou pela marca?.

Por que existem tantos tipos de rações?



Primeiramente, vamos falar em "Qualidade" da ração.



As rações são agrupadas levando-se em consideração basicamente o teor de proteína e a fonte de ingredientes utilizados para que os teores nutricionais sejam atingidos, recebendo uma classificação específica dividida em 3 grupos: "Super-premium", "Premium", e "Econômica" também conhecida popularmente como "Ração de Combate"



As Super-premium são as que possuem o melhor teor nutricional, seguidas pelas rações Premium, e por fim as rações Econômicas.


Para ficar um pouco mais claro, vamos utilizar como exemplo uma ração que utiliza em sua composição partes de frango, que pode ser dos pés, das vísceras, da carcaça ou da carne; Em qualquer parte dessas citadas, existe proteína, mas a carne contém muito mais proteína do que as vísceras ou a carcaça por exemplo. Isso justifica o motivo das rações de melhor qualidade ter um preço mais elevado, pois utilizam a parte mais nobre dos insumos.


Agora que sabemos como são classificadas as rações, devemos conhecer também as diversas subdivisões que elas possuem: Adultos, Filhotes, Alta Energia, Diet, Raça Específica, Idosos, Tamanho do cão.



Adulto - É recomendada para cães com mais de um ano de idade nas raças pequenas, e 18 meses em raças grandes.



Filhotes - É recomendada para animais com menos de um ano de idade se for pequeno, e menos de 18 meses se for de raça grande.



Alta Energia - Recomendada para animais que desenvolvam muita atividade física, como animais de trabalho, animais hiperativos, etc.



Diet - Recomendada não só para animais que estejam de regime ou mantendo o peso ideal, mas também para animais com problemas renais ou cardíacos (nesse caso deve-se seguir a orientação médica).



Raça Específica - É recomendada para a raça específica, pois concentra em suas composições componentes e nutrientes especificamente dirigidos aos problemas de cada raça, como por exemplo o cão Lhasa Apso, tem tendência a ter alergias, problemas de visão e também de articulações, por isso existem rações que são elaboradas especificamente para prevenir esses problemas, além de proporcionar beleza e proteção a pelagem.



Idosos - Quando Cães e Gatos chegam à fase senil, passam a necessitar de uma alimentação adequada a essa fase, pois começam a ocorrer várias mudanças no seu organismo, como o aparecimento de tártaro, gengivites, perda de dentes, alterações nas funções renais, fígado, pâncreas, coração, perda de massa muscular, inflamações e degenerações articulares, passam a ter maior tendência à obesidade, e aparecimento de tumores, entre outras coisas, para essa fase, foram criadas as rações denominadas "sênior", que além de serem produzidas com ingredientes que ajudam a minimizar ou retardar o aparecimento desses problemas, como também vêm balanceadas para serem compatíveis com o lento metabolismo desses animais.

O cão começa a ser considerado idoso por volta dos 6 a 8 anos de idade (dependendo da raça), enquanto que o gato entra na fase senil aos 8 anos.



Tamanho do cão - Algumas rações são classificadas também por tamanho do cão, onde algumas rações são desenvolvidas com tamanho do grão proporcional ao tamanho da mandíbula do animal, pois se dermos grãos muito pequenos para animais de grande porte, eles engolirão o grão inteiro sem mastigar, e se dermos grãos muito grandes para animais pequenos, eles terão dificuldade em se alimentar. Outra questão com relação ao formato dos grãos, é que alguns formatos são desenvolvidos para ajudar na limpeza de tártaros e prevenir o acúmulo de resíduos.


Perguntas:


Cães adultos podem comer ração de filhotes ou filhotes podem comer ração de adultos?

Não é aconselhável, pois cada ração é balanceada para a faixa etária, e no caso de um cão adulto se alimentar com ração de filhotes, provavelmente ele terá tendência a obesidade, enquanto que um cão filhote se alimentar com ração de adulto pode sentir falta de nutrientes que são importantes na fase de desenvolvimento.



O que dar a uma fêmea que esteja prenha?

Da fase inicial até o final da amamentação, ocorre um grande consumo de energia que é utilizada na produção do leite, acarretando uma mudança na necessidade de calórica da fêmea, sendo necessário mudar a ração durante essa fase, podendo ser fornecida rações próprias para filhotes. Essa situação deve prevalecer somente durante a fase de amamentação, devendo-se voltar a ração normal após a fase de desmame.



Finalizando, em nosso entendimento as rações são sem dúvida mais adequadas em relação aos alimentos caseiros, por serem balanceadas, feitas com critérios específicos de acordo com a idade, o tamanho, o porte, enfim dosadas de acordo com a necessidade do animal, além de serem mais práticas pois já vem prontas para o consumo, mas não se esqueça que é bom ter um certo critério na escolha da ração, como também o prévio conhecimento das necessidades do seu animal. Caso tenha duvidas procure o veterinário e peça a indicação da melhor forma de alimentar o seu animal.

Em caso de dúvida entre em contato 2951-4660 / 3805-3028, ou mande um mailto:simpaticao@veterinaria.com

- # -

0 comentários:

Muito obrigado por participar de nosso blog

Obrigado pela leitura, não deixe de mandar o seu recado.

Sua opinião é muito importante para nós.

Visite também o nosso site www.simpaticao.com